Mini Plotter CNC
Quatro aulas, um Arduino e uma maquininha irada
O Sesc tem muito curso legal (e gratuito), desde o ano passado tenho feito vários. No início de março fiz no Sesc Ipiranga um curso para criar uma plotterzinha com Arduino. O professor, Cesar, e o educador do Sesc, Guilherme, durante quatro aulas dividiram com a turma o passo a passo para montar (ou desmontar) do zero a máquina de desenho CNC (computer numerical control).
Aula 1: marcenaria é um pesadelo
Sempre achei que trabalhar com marcenaria fosse algo que me agradaria, mas foi aqui que me enganei. Terminei essa aula com uma bolha no dedo e retirando qualquer atividade com madeira da minha lista de possíveis hobbies.
Bom, todo o material foi fornecido pelo Sesc, incluindo o Arduino Uno. Nessa aula, além do meu sofrimento, cortamos a madeira e destruímos os leitores de DVD para ficar só com os motores de passo.
O kit da primeira aula.
Socorro.
Marcos me deu uma ajudinha.
Depois dos cortes, a lixa!
Fase 1: concluída!
Hora do desmonte.
Quase lá...
Fase 2: concluída!
A vista da sala...
Aula 2: montagem - parte I
Trauma de madeira superado, colamos os motores com cola quente e também recebemos um novo kit.
Suportes instalados. Ignore o furo errado, faz parte.
Professor preparando os motores para serem conectados ao Arduino.
Motor do eixo Y: check!
Motor do eixo X: check!
O kit para as próximas aulas com fonte, cabo USB, pequenos pregadores para o papel, a caneta, a base de acrílico, o Arduino Uno e o micro servo
Aula 3: montagem - parte II
O suporte da caneta foi feito com muita cola quente, um pouco de desespero pois nem tudo foi bem calculado, um auxílio ali, outro aqui e... Só faltava a placa.
E dá-lhe kit. Esse era para a caneta + interruptor.
Suporte e caneta: check! (Esse "A" era apenas a identificação da peça que já veio cortada, graças a Deus e ao Cesar.)
Micro servo: check!
Maquininha: ...
Aula 4: the end
Enfim, maquininha: check!
Ela faz desenhos de 40mmx40mm usando o software Pronterface e os arquivos vetoriais devem ser convertidos para .gcode, extensão padrão para máquinas CNC.
É necessário programar o Arduino, então nessa aula vimos um pouco de programação, vetorização com Inkscape e as configurações do Pronterface. Fizemos uns testes com as máquinas e cada um voltou para a casa com uma plotter feita à mão.
Meu orgulho!
A placa só está parafusada, então dá para usá-la em outros projetos.
Fiz um shorts...