LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLM

Aventuras na era dos Grandes Modelos de Linguagem

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLM

Inteligência Artificial: uma área que nunca me interessou.

Não só pelas questões éticas (ou a falta delas), mas principalmente pelo hype. Mas quem me influenciou a, pelo menos, ler sobre o que era LangChain 🦜🔗, foi o jornalista e programador Guilherme Felitti. Que, desde o ano passado, não parou de tweetar sobre esse framework e Large Language Model, me ~obrigando~ a pesquisar sobre o assunto.

Depois de passar algumas horas lendo a documentação do LC, percebi que era razoável para uma humilde desenvolvedora se aventurar em IA.

Tem sido uma experiencia interessante...

Capítulo I — não deu muito certo

Eu fui buscar cursos na área pois estava (e ainda estou) numa vibe pós-graduação. E achei umas coisas bem legais. Uma delas foi uma especialização em Engenharia de Software para Aplicações de Ciência de Dados na UFRGS, com muita inteligência artificial na grade. Fui aceita no processo seletivo, que teve até lista de espera. Porém, o curso foi adiado para o ano que vem. A data de início era mês passado.

Deram a opção de cancelar e, então, voltei para uma ideia antiga: redes de computadores.

É onde estou hoje. Fazendo especialização em Redes na UTFPR, pois é uma área que sempre me interessou. Logo, não consegui começar meus estudos formais na área de IA, mas pelo menos estou estudando algo que genuinamente gosto.

Capítulo II — deu certo (mais ou menos)

Eu adoro o framework Streamlit 🎈, que tem bastante apelo na comunidade de IA. Comecei a usá-lo no hackathon do Bellingcat, que aconteceu em abril deste ano (e eu não ganhei*). Como Python é a minha língua materna, escrever front-end com ela é perfeito.

O Felitti compartilhou um protótipo de uma ferramenta que usa LLM para analisar vídeos do YouTube e que foi feita com Streamlit. Eu pedi acesso ao código, consegui e fiz uma contribuição.

Foi oficialmente meu primeiro trabalho com a Novelo porque eu recebi pelo código.

Depois disso eu decidi participar de um outro hackathon, dessa vez do próprio Streamlit. Usei um modelo para criar legendas a partir de fotos (e eu não ganhei*).

Capítulo III — vai dar certo (ou não)

Depois da primeira contribuição para a Novelo, eu recebi um sinal positivo para continuar enviando PRs para o repositório do GitHub. E além disso, quero contribuir com o web app desenvolvido a partir do protótipo.

Eu também estou interessada em alguns cursos da DeepLearning.AI, principalmente os que envolvem MLOps, CI/CD e administração de sistemas, por causa da minha especialização.

Aguardem os próximos capítulos.

Large Language Models que já usei

*Pela participação, no hackathon do Bellingcat ganhei uma camiseta, uma caneta e alguns adesivos. Já no hackathon do Streamlit, ganhei um par de meias e adesivos.


by Claromes